top of page
EBM2.jpeg

DOCUMENTOS 

Os Documentos Orientadores são instrumentos fundamentais que definem a identidade, a organização e as prioridades educativas do nosso agrupamento. Estabelecem a visão, os princípios e as normas que orientam a ação de toda a comunidade educativa, contribuindo para a construção de uma escola coesa, inclusiva e de qualidade.

CALENDÁRIO ESCOLAR

O calendário escolar é um instrumento de planeamento que define a organização temporal do ano letivo e estabelece datas de início e fim das atividades escolares, períodos de férias, interrupções letivas, exames e outras atividades relevantes. Estrutura e coordena o funcionamento da instituição escolar, permitindo uma gestão eficiente dos recursos humanos e materiais, bem como o alinhamento das práticas pedagógicas com os objetivos curriculares. Para além disso, o calendário escolar facilita a comunicação entre escola, alunos, famílias e comunidade educativa, promovendo previsibilidade e estabilidade no processo de ensino-aprendizagem.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
 

3ºCICLO
 

Os critérios de avaliação determinam como é que o trabalho e/ou desempenho será avaliado. Ajudam a garantir que a avaliação é justa e consistente. Fornecem uma base clara para medir a qualidade e a eficácia. 

2ºCICLO
 

PROJETO EDUCATIVO

O Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna é o documento orientador que define a identidade, os valores e as grandes linhas de ação do nosso agrupamento.

Resulta da participação de toda a comunidade educativa e estabelece as metas e estratégias que orientam o trabalho das escolas ao longo de um período de tempo.

Mais do que um conjunto de intenções, o Projeto Educativo traduz o compromisso coletivo com a qualidade das aprendizagens, a inclusão, a cidadania ativa e a valorização pessoal e social de todos os alunos.​

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES 

O plano anual de atividades (PAA) é um documento de gestão escolar que define os objetivos, a programação e os recursos necessários para a execução de atividades educativas e pedagógicas durante um ano letivo, alinhando-se com o projeto educativo da escola. É um guia prático que organiza o trabalho em diferentes áreas, como o desenvolvimento curricular, atividades extracurriculares, gestão e autoavaliação, para motivar os alunos e garantir que as metas do projeto educativo sejam alcançadas

REGULAMENTO
INTERNO

O Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna é o documento que define as normas de funcionamento do agrupamento e estabelece os direitos e deveres de todos os membros da comunidade educativa. Orienta a organização das atividades escolares, promove um ambiente de respeito, responsabilidade e cooperação e assegura o bom funcionamento das escolas que integram o agrupamento.

MANUAIS
ESCOLARES

Os manuais escolares adotados pelo Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna para o ano letivo de 2025/2026 correspondem aos livros de apoio ao ensino e à aprendizagem utilizados em cada disciplina, nos diferentes níveis de ensino oferecidos pelo agrupamento.

A seleção destes manuais é realizada anualmente ou de acordo com o ciclo de adoção definido pelo Ministério da Educação, com base em critérios pedagógicos, metodológicos e curriculares. Esta escolha é feita pelos docentes de cada grupo disciplinar, em articulação com os departamentos curriculares, e visa garantir a qualidade do ensino, a adequação dos conteúdos aos programas em vigor e a promoção do sucesso educativo dos alunos.

PLANO CULTURAL

O plano cultural “Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades” marcou o ano letivo 24/25 com uma programação diversificada que envolveu alunos, professores e comunidade educativa. Promoveu atividades que cruzaram literatura, artes visuais, música e expressão dramática, incentivando a reflexão sobre mudança, identidade e criatividade.

O documento de balanço permite ter uma perspetiva sobre tudo o que foi feito...

image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
bottom of page